Primeiros passos para escrever um artigo científico

O primeiro passo para escrever um artigo científico é obviamente realizar a pesquisa científica em si: identificar um problema, rever a literatura, planejar uma estratégia de como investigar o problema, realizar a pesquisa experimental ou teórica necessária, comparar os resultados com a literatura, interpretar os dados, etc. No entanto, assumindo que a maior parte da pesquisa foi realizada, como e quando começar a escrever um artigo científico?

A resposta para essa pergunta é bastante pessoal. Cada pesquisador desenvolve uma estratégia para escrever o manuscrito. Por exemplo, já me foi sugerido começar pelo resumo (abstract) para ajudar a definir o problema e o escopo do artigo. No entanto, o importante é que a sua estratégia funcione para você e que o produto final, o artigo, seja satisfatório.

O meu processo de escrever o manuscrito se inicia quando 2/3 do trabalho está realizado, ou seja, no momento em que as seguintes condições foram atingidas:

  • O problema está bem definido e uma revisão da literatura mostrou que o problema é relevante.
  • A estratégia de pesquisa está estabelecida e os dados já obtidos até o momento começam a ajudar a delinear as conclusões.

Nesse momento eu começo a esboçar o manuscrito da seguinte forma:

  1. Escrevo o chamado “statement of purpose”: uma frase ou parágrafo curto que resume o objetivo e o escopo do trabalho. Note que o escopo de um artigo pode ser uma sub-parte de um projeto maior, no qual um problema específico identificado nesse “statement of purpose” é investigado.
  2. Faço o “outline” do trabalho, escrevendo os cabeçalhos e a estrutura (veja o exemplo abaixo; uma versão em português encontra-se no final do artigo). Os cabeçalhos são um pouco mais detalhados do que pode aparecer no artigo final. Eu uso os cabeçalhos para identificar as ideias que precisam ser discutidas. No entanto, no trabalho final talvez algumas seções sejam combinadas, principalmente se cada seção não for muito extensa. No exemplo abaixo, as seções “materials” e “sample preparation” talvez possam ser combinadas. O mesmo pode ser dito das sub-seções da discussão, que na versão final podem aparecer simplesmente como parágrafos separados dentro da seção “Discussion”.
  3. Coloco os gráficos nas respectivas seções e tento ver se há deficiências: dados que não foram obtidos em condições ideais e que devem ser retomados, experimentos que estão faltando, dados insuficiente para estimar as incertezas, etc.
  4. Escrevo alguns pontos principais dentro de cada seção, particularmente se algumas conclusões já estão delineadas.
EXEMPLO DE OUTLINE

Abstract
1. Introduction
2. Methodology
   2.1 Materials
   2.2 Sample preparation
   2.3 TL measurements
   2.4 OSL measurements
   2.5 Data analysis
3. Results
   3.1 Basic luminescence properties   
   3.2 Dose response
   3.3 Effect of dopant concentration
   3.4 Effect of annealing temperature
4. Discussion
   4.1 Advantages of the material for dosimetry
   4.2 Potential improvements
   4.3 Model for the process
5. Conclusions

Acknowledgements
References

Nesse ponto, é frequentemente necessário refazer algumas medidas, tomar novos dados ou fazer novos experimentos para checar alguns dos resultados ou melhorar as estimativas das incertezas. É necessário também fazer uma revisão mais cuidadosa da literatura, principalmente da literatura recente. Existe a possibilidade de que algum artigo novo relevante para o manuscrito tenha saído.

Se as etapas acima foram cumpridas, escrever o artigo em si é simples (ainda que tome tempo), pois ele se reduz a registrar de forma lógica e clara o trabalho intelectual que já foi em grande parte realizado.

Algumas sugestões para economizar tempo:

  • Mantenha o layout do manuscrito simples: única coluna, espaçamento duplo (para anotações), fonte simples (e.g. Times New Roman, Arial). Não há necessidade de formatar o artigo como ele apareceria na revista ou de perder tempo com o layout ou com a escolha das fontes, pois tudo isso será perdido no momento da publicação.
  • No começo eu coloco os gráficos no meio do artigo para facilitar a minha leitura. Na versão final a ser submetida para a revista, o manuscrito não deve conter figuras – estas devem ser submetidas como arquivos separados. (Confira as instruções da revista.)
  • Ao longo do processo descrito acima é importante sempre tentar se distanciar do manuscrito e tentar revê-lo com “olhos de revisor”. Se esse trabalho tivesse sido submetido para publicação por algum outro grupo, quais seriam as suas críticas ao trabalho como revisor? Frequentemente eu deixo o artigo “na gaveta” por algumas semanas antes de submetê-lo.
  • Caso trabalhe com o Microsoft Word, use a numeração automática de cabeçalhos e defina estilos (“Heading 1”, “Heading 2”…) apropriados. Se a escolha da revista para a qual o manuscrito vai ser submetido mudar, é fácil mudar a numeração dos cabeçalhos conforme o padrão da revista agora escolhida.
  • Caso trabalhe com  Microsoft Word, use também as ferramentas de legenda e referência cruzada automática, para evitar erros na numeração das figuras e tabelas.
  • Use sempre um aplicativo de gerenciamento de referências, como o “EndNote”. Isso evitará muitos erros na lista de referências e economizará um tempo enorme, principalmente depois que as suas referências já estão incluídas na base de dados do “EndNote”. Hoje é até difícil imaginar como sobrevivemos sem isso.
EXEMPLO DE OUTLINE EM PORTUGUÊS

Resumo
1. Introdução
2. Metodologia
   2.1 Materiais
   2.2 Preparação das amostras
   2.3 Medidas de TL
   2.4 Medidas de OSL
   2.5 Análise de dados
3. Resultados
   3.1 Propriedades luminescentes básicas   
   3.2 Resposta com a dose
   3.3 Efeito da concentração de dopante
   3.4 Efeito da temperatura de recozimento
4. Discussão
   4.1 Vantagens do material para dosimetria
   4.2 Possíveis melhorias
   4.3 Modelo do processo
5. Conclusão

Agradecimentos
Referências

Contribuiu para este artigo: Emico Okuno.

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Esse post foi publicado em Publicações e marcado , . Guardar link permanente.

18 respostas para Primeiros passos para escrever um artigo científico

  1. Olá Eduardo, mais uma vez um ótimo texto.

    Sobre o “EndNote” e gerenciadores de referências, realmente é difícil imaginar como viver sem eles. Entretanto, eu não uso e não conheço o layout do EndNote porque ele é um programa pago.
    Neste sentido, vou deixar aqui o nome do programa que eu uso e que acho muito bom. Como ele é open source, talvez, ele e possa servir como alternativa para outros estudantes. Certo?

    O nome do programa é Mendeley e ele pode ser baixado diretamente do site, (http://www.mendeley.com/)
    Como eu não conheço a performance do EndNote, não sei dizer qual é o melhor.

    Grande abraço.
    Arthur.

    Curtir

  2. LUCIZEUDA MOREIRA DE CARVALHO disse:

    Olá, Eduardo. Boa tarde, gostaria de ter orientações sobre elaborar ( Artigos p trabalhos Acadêmicos na área de Administração). Obrigada. Aguado sua resposta.

    Curtir

  3. Thiago Freitas disse:

    Estou interessado em criar artigos em minha área de estudo que é construção civil, e quem sabe um dia algum destes vir a ser publicado. Seu texto é ótimo para orientar iniciantes nesse mundo de compartilhamento de conhecimentos. Eu assim como vários outros que estão começando precisamos de pessoas como você. Parabéns pela iniciativa em ajudar.

    Curtir

  4. Nancy Pacheco disse:

    Estive em Cuba ,e gostaria de preparar um artigo com o tema/
    Educação, Leitura e Cultura. Comparando com o Brasil

    Curtir

  5. Andressa Sanches disse:

    Muito obrigada pela postarem do artigo. Em que pese ser genérico, é um ótimo guia para os “perdidos” como eu, para podermos seguir um caminho.

    Curtir

  6. Anônimo disse:

    Boa noite,

    Artigos como este são muito importantes, pois a maioria dos alunos não sabem por onde começar.

    Importante ressaltar, também, que um passo importante após a publicação do artigo, é a tradução, muitos também desconhecem a importância: http://www.qlc.com.br/blog/por-que-publicar-seu-artigo-em-uma-revista-cientifica/

    Curtir

  7. Boa noite! Me chamoAlexandre e estou cursando administração e começando meu projeto de artigo cientifico.
    O tema é: Liderança.
    Delimitação é: A liderança como fator comportamental decisivo para o sucessodas organizações. Problema é: Por que os resultados positivos das empresas estão condicionados a existênciade bons líderes emsuas estruturas? Porém, não estouconseguindo dar início, como começar e aplicar a introdução deste texto. Estou com2 livros, 1 sobre liderança e 1 outro sobre comportamento organizacional. Gostaria de sua ajuda

    Curtir

    • Agda Asevedo Canedos disse:

      Olá Arthur, estou a procura de ums revista cientifica séria para enviar um artigo científico. Você indicaria uma?

      Curtir

      • Olá Agda, boa tarde.

        O critério para determinar se uma revista científica é séria ou não é relativamente subjetivo. Além disso, dependendo da área de estudo, esse grau de subjetividade aumenta bastante.
        Mas, uma das formas de selecionar uma revista científica muito utilizada no meio científico brasileiro, é consultar o Sistema Qualis da CAPES. (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam)

        Através dessa ferramenta, você pode consultar de acordo com a sua área, os estratos de qualificação das principais revistas científicas, e assim, direcionar o seu trabalho para uma delas. Certo?

        Bom trabalho e boa sorte!

        Arthur,

        Curtir

  8. Agda disse:

    Explicacao bem didatica.

    Curtir

  9. Bia disse:

    Olá….vendo seu exemplo, ele hoje não está como a abnt prescreve pois não? Por que?
    1.
    1.1
    1.2
    1.2.1
    Não seria assim?
    Obrigada .

    Curtir

    • Perdão, mas não entendi qual a diferença com o exemplo apresentado. Como não atuo no Brasil não estou familiarizado com a regra da ABTN. Em revistas internacionais, no entanto, cada revista segue uma regra diferente. O melhor é simplesmente olhar um exemplo na revista na qual você pretende publicar.

      Curtir

  10. Anônimo disse:

    gostei

    Curtir

  11. Anônimo disse:

    MUITO BOM, EU GOSTEI.

    Curtir

  12. Aline disse:

    ótimas dias, parabéns! também indico esse artigo para leitura: https://www.assessoriaescrita.com.br/publicacao/como-elaborar-um-artigo-cientifico

    Curtir

Dê também a sua contribuição ou sugestão.