Escrevendo um projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado

Os projetos de pesquisa de mestrado e doutorado se diferenciam apenas quanto ao escopo. Um projeto de mestrado em geral tem um escopo mais limitado, enquanto o de doutorado é em geral mais ambicioso e trata de um problema mais amplo.

O projeto de pesquisa de mestrado é provavelmente o mais difícil de ser escrito pelo estudante. Exceto quando o estudante já trabalhou na área durante a iniciação científica, falta-lhe uma visão geral da área de pesquisa que permita a escolha apropriada de um tema, a identificação da melhor estratégia para resolver o problema e uma projeção realista do cronograma de trabalho.

Por esse motivo, recomendamos que o projeto de pesquisa de mestrado seja escrito pelo orientador ou com o seu envolvimento (veja o artigo “Quem deve escrever o projeto de pesquisa de mestrado”). Por exemplo, a FAPESP diz especificamente: “A FAPESP espera que o candidato participe intensamente na redação do projeto. A responsabilidade pelo projeto é do orientador, mas o candidato deve estar preparado para discuti-lo e analisar os resultados.” (http://www.fapesp.br/253).

No doutorado, é possível que o estudante já esteja capacitado a escrever o projeto de pesquisa, principalmente se a área de pesquisa for a mesma do mestrado. No entanto, o envolvimento do orientador é sempre vantajoso.

O tema

O item mais importante de um projeto de pesquisa é o tema, ou seja, o problema que se propõe resolver.

No caso do mestrado, o tema não deve ser amplo para que possa ser executado em cerca de dois anos. Pode ser um ramo de um projeto grande do orientador, ou parte inicial de um projeto que continuará no doutorado. Algo que, na nossa experiência, tem funcionado para o mestrado é propor a investigação de um problema específico que faz parte de um projeto mais amplo de interesse do grupo de pesquisa. Isso ajuda a promover a integração do estudante com o grupo de pesquisa e permite ao estudante contribuir diretamente para a produção científica do grupo. Se a contribuição for significativa, o estudante pode vir a ser co-autor em publicações do grupo, além dos trabalhos que resultarem diretamente do mestrado.

No caso do doutorado, o projeto deve visar uma contribuição significativa para a área de investigação. Trabalhos experimentais em geral envolvem o uso de diferentes técnicas de pesquisa de forma articulada. Para isso, é necessário um conhecimento muito mais profundo da literatura existente e da relevância do problema no contexto da área.

Logicamente deve haver uma discussão entre o orientando e o orientador para definir se o tema é de interesse mútuo ou se o estudante vai desenvolver um projeto independente.

Estrutura e conteúdo

Em relação ao conteúdo, as principais partes de um projeto de pesquisa são a introdução e justificativa, objetivo, materiais e métodos, cronograma e referência bibliográfica.

É importante ler com cuidado as instruções da agência de fomento para a qual o projeto será submetido, para certificar-se de que o projeto contém todas as partes exigidas e está formatado de acordo com as instruções e dentro dos limites de páginas estipulados. Por exemplo, no caso da FAPESP os itens do projeto de pesquisa são: resumo; introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental; objetivos; plano de trabalho e cronograma da sua execução; materiais e métodos; forma de análise dos resultados.

Sugestões gerais

  • Tenha em mente os critérios de avaliação na elaboração dos projetos de pesquisa, quando disponível no site das agências de fomento.
  • Tenha cuidado especial com a linguagem e busque tornar claro os pontos principais, dando uma visão geral antes de entrar em muitos detalhes.
  • Peça a opinião de colegas de trabalho. Um olhar distanciado pode ajudar na identificação de problemas com o método proposto.

Introdução e justificativa

Na introdução e justificativa o tema deve ser apresentado e a necessidade do estudo justificada. Isso deve ser discutido com base na literatura, citando as fontes apropriadas.

  • Explique a importância do problema tratado dentro do contexto da área.
  • Discuta os trabalhos anteriores e suas limitações, citando as fontes apropriadas.
  • Justifique a necessidade e os benefícios de resolver esse problema.

Objetivo

Nessa seção, defina especificamente o objetivo do trabalho. Algumas instituições pedem o objetivo específico e os objetivos mais gerais. O que se pretende atingir com esse trabalho?

Materiais e métodos de análise

A seção de materiais e métodos é similar à encontrada em artigos científicos (veja o artigo “O que escrever na metodologia”).

A diferença é que em um artigo, os autores descrevem o que foi feito. No projeto de pesquisa, o desafio é convencer os revisores de que os autores têm condições e equipamentos para realizar os estudos propostos. Eles devem demonstrar que as técnicas são relevantes para o problema tratado, que os equipamentos estarão disponíveis e que o método de análise proposto é apropriado.

  • Descreva os estudos que serão realizados.
  • Descreva os equipamentos a serem usados nesses estudos (demonstre a disponibilidade, por exemplo, com um documento de consentimento de uso do responsável pelo equipamento, se este não pertencer ao seu laboratório).
  • Descreva as metodologias a serem utilizadas.
  • Descreva como os dados serão analisados.

Cronograma

Deve completar o projeto um cronograma de execução, que idealmente deve ser elaborado juntamente com o orientando, para que ele se sinta também responsável visto ser de fato o executor do projeto. O cronograma deve ser realista, levando em consideração a carga de disciplinas do aluno, o tempo necessário para escrever a tese, e possíveis problemas com o uso de equipamentos. É importante, porém, manter um certa flexibilidade para poder explorar eventuais descobertas ao longo da atividade científica. Acompanhar o progresso desse cronograma e ajudar com possíveis reavaliações são funções fundamentais do orientador.

A redação da dissertação de mestrado, por ser a primeira, não é fácil. Alguns têm mais dificuldade que outros, levando talvez o dobro do tempo de alguém com mais facilidade e organizado (ou até mais). Os relatórios para as agências de fomento são oportunidades extremamente úteis para ajudar a desenvolver a redação científica.

Por isso:

  • Seja realista, principalmente em relação ao tempo necessário para redigir a tese.
  • Organize os relatórios de pesquisa de forma a poderem ser usados na tese.

Quanto à necessidade do projeto de pesquisa

A necessidade de um projeto de pesquisa, hoje uma realidade em todos os programas de pós-graduação no Brasil, nem sempre existiu. Antes havia apenas o projeto de pesquisa do orientador. Todos do grupo trabalhavam na obtenção de dados e era ele quem escrevia os artigos. Com as agências de fomento exigindo mestrados e doutorados em tempo curto, as coisas mudaram. O projeto de pesquisa agora é específico de cada estudante.

Há algumas vantagens e desvantagens nesse sistema novo. Uma das desvantagens é que quando quebra algum equipamento, nenhum aluno quer gastar tempo com isso, pois isso não resulta em artigo ou tese. Antes, todos trabalhavam para deixar as coisas em ordem e ajudar na manutenção e no conserto de equipamento.

Nos EUA, em geral, não é necessário ter um projeto de pesquisa. No departamento de Física da Oklahoma State University, por exemplo, os estudantes iniciam o programa de pós-graduação sem ter um orientador ou um projeto de pesquisa, apenas assistindo aos cursos. Com o passar do tempo, os alunos conversam com os professores e tentam encontrar um orientador. No caso do mestrado, eles simplesmente trabalham em algum projeto até obterem dados suficientes para uma tese de mestrado. No caso do doutorado, eles têm que passar por exames gerais e um exame de qualificação. O recomendado é que o exame de qualificação seja a defesa de um projeto de pesquisa, mas isso não é mandatório – o exame é decidido pela banca de pós-graduação do aluno, que consiste do orientador mais outros professores.

Se você tem outras sugestões ou gostaria de indicar pontos que não discutimos, deixe um comentário abaixo.

Contribuíram para este artigo: Emico Okuno e André Sawakuchi

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Esse post foi publicado em Redação científica e marcado , , . Guardar link permanente.

89 respostas para Escrevendo um projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado

  1. Caterina disse:

    Muito bacana o artigo, se não fosse a insistência em embutir a ideia de que o orientador deve escrever um projeto que será desenvolvido pelo orientando… para mim esta postura menospreza deveras a capacidade do aluno e ainda limita seu potencial. O orientador deve sim orientar o trabalho de forma a melhor ajustá-lo às exigências institucionais, mas quem deve escrevê-lo é o aluno. À menos que a graduação tenha sido muito mal aproveitada; contrariamente, é ele quem deve se esforçar na escrita do seu projeto de mestrado.

    Curtido por 1 pessoa

    • Caterina, obrigado pela opinião. Talvez isso varie muito de acordo com a área de atuação. Na minha experiência em Física é muito difícil ter uma idéia boa da área de pesquisa para escrever o projeto, exceto quando a iniciação científica foi na mesma área (o que não foi o meu caso). Seria interessante saber a sua área de atuação e a sua experiência com relação a projetos de mestrado escritos por estudantes. Na sua área isso tem sido uma prática comum? Tem tido sucesso?

      (Nota: modifiquei a mensagem padrão para encorajar os leitores a identificarem a área de atuação; acho que isso vai enriquecer a discussão.)

      Mais uma vez, obrigado por participar com o seu comentário!

      Curtido por 1 pessoa

      • Caterina disse:

        Obrigada pelo retorno, Eduardo. Realmente não sei como funciona com a Física, já que a complexidade dos direcionamentos são bastante distintas das ciências sociais. Na minha área é bastante comum o aluno desenvolver seu projeto sob a orientação de alguém apto a apontar críticas e os melhores direcionamentos a serem seguidos, mas apenas isso. Escrevi e desenvolvi meu projeto de iniciação científica recebendo grande apoio de minha orientadora, mas todas as etapas foram realizadas por mim, começando pela elaboração do projeto. Da mesma forma finalizo o meu projeto de mestrado. Os mestrandos e doutorandos das ciências sociais que conheço desenvolveram seus projetos seguindo o mesmo padrão.

        São campos realmente distintos os nossos, assim como deve acontecer com outras áreas acadêmicas, por isso acho bastante válida a sua modificação na mensagem incentivando os leitores a informarem suas áreas.

        Grata pela sua atenção,

        Caterina Rino

        Curtido por 1 pessoa

  2. Bruno Luz disse:

    Muito esclarecedor esse artigo. Vou fazer prova para Mestrado em Filosofia e esse artigo me ajudou muito: linguagem clara e objetiva.

    Curtir

  3. Anônimo disse:

    Quero fazer um mestrado em gestão da produção industrial como fazer um projeto para este segmento?

    Curtir

    • Amaricio, infelizmente não tenho experiência nessa área. Seria interessante se alguém com essa experiência pudesse comentar ou escrever um artigo sobre isso. Abraços!

      Curtir

    • Alejandro G. Frank disse:

      Olá, espero que não seja tarde demais para responder esta pergunta (estou no Ciência Prática há pouco tempo). Sou professor na Engenharia de Produção então acho que talvez possa te ajudar em algum aspecto. Bem, a tua pergunta é bastante ampla. Primeiro, recomendo que vejas as orientações específicas do programa ao qual pretendes submeter o teu projeto, pois os requisitos mudam bastante entre programas de pós-graduação. Tenta ver qual é o formato dos projetos desse programa e, por sobre tudo, quais são as linhas de pesquisa dentro da área que pretendes trabalhar. A estrutura dos projetos costuma ser muito similar ao explicado pelo Eduardo neste post. Eu diria que muda na parte de métodos, que não tem materiais, é apenas métodos. Primeiro precisas ter bem claro o que pretendes abordar, isto é, qual é o problema de pesquisa que teu projeto tratará. Tendo isso claro já resolves grande parte do desafio do projeto. Muitas vezes pode te servir olhar o que os professores dessa linha dentro do programa de mestrado onde aplicarás o projeto estão publicando. Na parte das conclusões dos últimos artigos deles poderás encontrar talvez sugestões para futuras pesquisas e podes tentar te enquadrar dentro dessas sugestões. É bom também tentar identificar os melhores periódicos da área e ver o que estão publicando sobre o assunto.
      O projeto do mestrado não pode ser muito ambicioso. Acho que este é outro ponto a ser considerado. Geralmente as pesquisas na área da Eng.de Prod. têm uma parte de aplicação ou teste em casos reais, seja por meio de estudo de casos, pesquisa-ação, entre outros métodos. Neste caso precisas pensar se o que pretendes propor no teu projeto será fatível de testar ou aplicar no curto período de 2 anos (tempo normal para um mestrado). Isto será essencial na hora de propor o cronograma.
      Por fim, é sempre importante no projeto desta área destacar a relevância da proposta tanto para o meio acadêmico como para o meio prático (profissional), uma vez que as pesquisas na área de engenharias é sempre aplicada, isto é, busca soluções práticas para o mundo real. Neste ponto às vezes há controvérsias e há quem defenda que pode ser somente teórica, mas normalmente é bem melhor visto quando o projeto tem alguma relevância prática, pelo menos para um setor específico do meio empresarial.
      Espero que sirvam as dicas e qualquer coisa estou a disposição.
      Abraços

      Curtir

    • Eu aconselho a fazer disciplinas isoladas primeiro. No decorrer das aulas as nossas questões vão se construindo. Pelo menos foi assim que aconteceu comigo.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Evelyn disse:

    Atuo na área da Saúde (especificamente na saúde mental), pretendo prestar mestrado na Unicamp. Mas ainda tenho algumas dúvidas a respeito do projeto de pesquisa. Por exemplo… No meu ambiente de trabalho, detecto algumas falhas no atendimento e continuidade do tratamento do paciente e por isso tenho interesse em escrever sobre isso, mas andei pesquisando e não encontro praticamente nada a respeito, muito menos sendo específico da Saúde Mental. Sendo assim, penso em duas vertentes: 1) Seria interessante pois não existe trabalhos sobre propostas para o problema (que possivelmente acontece em todas as instituições públicas) 2) Em contrapartida, haveria grande dificuldade na construção do mesmo justamente pela falta de material, ficando pouco embasado cientifico…
    Sinceramente, estou confusa…
    HELP ME!

    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Iracimara de Anchieta Messias disse:

    Oi Evelyn,
    Bem, como fiz mestrado e doutorado em saúde pública e a sua proposta de pesquisa em saúde mental é na linha de administração de serviços de saúde pública, gostaria de fazer algumas considerações. Em muitos temas de pesquisa a bibliografia é escassa e os trabalhos são pioneiros sendo, portanto, originais. Isso é um ponto forte do trabalho, pois a abordagem metodológico/científica referente irá começar com seu trabalho. Entretanto, vc. tem que fazer o embasamento teórico metodológico, e precisa referenciar (se apoiar) em estudos já realizados sobre o tema, que podem ser nacionais e também internacionais. Primeiramente indico fazer um exaustivo e meticuloso levantamento de toda bibliografia da área para de fato constatar se realmente não tem publicações nas bases de dados de referência. Esse trabalho deve ser realizado com ajuda de um bibliotecário com experiência em levantamento bibliográfico em bases de dados. Geralmente toda biblioteca de programas de pós-graduação tem bibliotecários que auxiliam nessa busca, que não deve ser realizado somente por vc. e nem com pressa. Acredito que levará algumas semanas (até meses) para fazer esse rastreamento.
    Se de fato for constatado que trabalhos na área são inexistentes, o próximo passo é buscar trabalhos correlatos (também com a ajuda de um bibliotecário). Por exemplo, não existe nada em saúde mental, mas tem trabalhos que observaram falhas no atendimento e a não continuidade de tratamentos públicos em saúde bucal, ou em atendimentos na fisioterapia, atendimentos e reabilitação em saúde do trabalho, enfim, trabalhos na mesma linha temática mas com públicos diferentes, podem ser citados como sua referência. Eles não somente serão utilizados no seu embasamento teórico mas principalmente orientarão a forma como vc. irá realizar a escolha de sua amostra, coleta e análise dos dados.
    No fim, é imprescindível a conversa e discussão desses pontos com seu orientador, pois ele é a pessoa mais indicada para orientar na seleção e escolha de bibliografias correlatas e também dos procedimentos metodológicos.
    Espero ter contribuído um pouco na sua busca. Sucesso.

    Curtir

    • Evelyn disse:

      Queridos Eduardo e Iracimara,
      Primeiramente, gostaria de agradecer por responderem-me tão prontamente.
      Quero dizer a sua resposta me auxiliou bastante, principalmente no quesito “estudos correlatos”…
      Obrigada Iracimara pela atenção!
      Obrigada Eduardo pelo espaço e dedicação!

      Abçs

      Curtir

  6. David disse:

    Bom dia,

    estudo engenharia ambiental em São Paulo e procuro um orientador para pesquisar o descarte de moveis em grandes centros urbanos. Teria alguma sugestão?

    Curtir

  7. Michele Granzotto disse:

    sou professora da rede municipal e também atuo na comunidade cristã. Gostaria de desenvolver meu projeto de mestrado envolvendo um tema que interliga as dias esferas, mas não sei como encontrar um orientador que possa me auxiliar.

    Curtir

  8. Israe disse:

    Olá

    Estou ansioso para iniciar um mestrado, mas não sei exatamente por onde começar. Por favor, me dêem um norte. Ficarei muito agradecido.

    Att.
    Israel

    Curtir

    • Israel, quando eu estava procurando orientador para o meu mestrado, visitei vários professores que trabalhavam na minha área de interesse para saber mais sobre o que eles faziam, se teriam algum projeto para mim e se me aceitariam no grupo. Eu sugiro começar por aí.

      Curtir

      • Breno Lobato disse:

        Olá, Eduardo. Sinto o mesmo que o Israel. Concluí a graduação há dez anos sem nunca ter me interessado pelo mundo acadêmico. Ultimamente, penso que a pós-graduação pode me ajudar a ser um profissional com mais ferramentas para minha atuação, ainda que não invista na carreira acadêmica propriamente dita (sou empregado público). Mudei de cidade e não conheço ninguém da universidade onde gostaria de cursar o mestrado. Quando li o edital para mestrado/doutorado da referida universidade, vi que sou totalmente incapaz de formular um projeto sem a ajuda de um orientador, já que não entendo nada de metodologia nem argumentação, além de estar desatualizado quanto à bibliografia. Fico pensando como eu, que nunca tive qualquer experiência acadêmica, posso abordar os professores dessa universidade, que vivem ocupados com suas pesquisas e orientações de alunos – ainda mais sem um pré-projeto ou mesmo uma ideia clara de estudo. Obrigado!

        Curtir

      • Eduardo, desculpa te perguntar isso 3 anos depois de sua resposta, eu me encontro nesse ponto de sua resposta, mas tenho uma pergunta, como faço para contatar esses professores? Estou na situação do Israe, pretendo iniciar o mestrado, mas não tenho projeto, que é a primeira coisa que eles pedem..

        Grato pelo espaço democrático que disponibiliza.

        Curtir

      • Deuzenildo, no final da minha graduação eu pesquisei as áreas que gostaria de trabalhar e contatei os professores que tinha interesse. Mesmo quando eles não possam ajudar diretamente, eles podem sempre indicar outros professores ou grupos de pesquisa de interesse.

        Curtir

      • rosirene castelo disse:

        eu gostaria de saber por onde comecar.pois pretendo fazer mestrado.Eu posso tentar fazer meu projeto só.

        Curtir

      • Eu tentaria conversar com professores e outros profissionais da área. Eles podem dar uma visão mais geral sobre a área, os lugares onde fazer o mestrado, etc., baseados na sua experiência.

        Curtir

  9. marilene disse:

    Suas orientações foram ótimas Eduardo, muito obrigada. Vou desenvolver meu projeto de pesquisa para concorrer a uma vaga do Mestrado aqui da Universidade Federal de Goiás e
    estava um tanto perdida, fiz minha graduação a distância e aí então a gente fica muito assim sem ter por onde começar.
    Muito muito obrigada!!!.

    Curtir

  10. Carolina disse:

    Excelente! Estou aplicando para uma bolsa e achei difícil encontrar informações sobre o modelo do plano de estudos de uma forma tão clara como a sua.
    Sou da Administração, fazendo um projeto em Psicologia Organizacional.
    Muito obrigada!!

    Curtir

  11. Geraldo Francisco dos Santos disse:

    Qual o significado de “problemática”, “contexto” e “lacunas do conhecimento” em um Projeto de Doutorado?

    P. S. Gostaria, se possível, de sugestão de um livro de Metodologia Científica que sclarecesse esses elementos. Já procurei, mas não encontrei nenhum)

    Grato

    Geraldo Ashamm

    Curtir

    • Eu entendo “problemática” como o problema que você está tentando resolver, “lacunas do conhecimento” os pontos que não estão esclarecidos sobre esse problema, e “contexto” como esse problema específico que você se propõe investigar se encaixa na área geral, ou seja, a relevância do problema.

      Se alguém puder complementar o que eu disse ou corrigir o meu comentário, agradeço.

      Curtir

    • Marco disse:

      Recomendo fortemente a leitura de “Ciência: da filosofia à publicação”, escrito pelo Prof. Volpato da Unesp de Botucatu (edição de 2013). Ele trata das principais questões relacionadas à prática científica, indo desde o planejamento de um projeto até a vida na universidade.

      Curtir

  12. Marilena disse:

    Estou tentando escrever um projeto para a área de educação aqui na Universidade de Juiz de Fora. Meu foco são as relações entre Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente ou educação ambiental. A linha de pesquisa que mais me aproximo é linguagem, e nesse contexto a maioria dos trabalhos ficam limitados em analise de discurso. Porém, tenho uma frustração que mexe com meu ego. Por exemplo, eu acredito que quando desenvolvemos pesquisas principalmente em Universidade publicas, devemos, por obrigação, dar algum retorno para a sociedade e tenho a imprensão que na análise de discurso não chegamos a lugar algum. Não há um retorno concreto para as pessoas que participam da pesquisa por exemplo.

    Alguem tem alguma ideia do que pode ser feito para que não fugir das proposiçoes da linha de pesquisa, mas que consiiga contribuir de alguma forma com os sujeitos da pesquisa ou pelo menos dar algum retorno para a educaçao de uma forma geral?!

    OBrigada

    Curtir

  13. Anônimo disse:

    Quero fazer mestrado em arte/educação. Verificar a possibilidade, alguém pode passar algumas dicas. grato

    Curtir

  14. JAIR DE PONTES disse:

    Sou professor e estou tentando entrar no Mestrado em Ciências, porém ainda não tenho ideia sobre a escolha da minha linha de pesquisa.
    Tem alguma dica?

    Curtir

  15. Anônimo disse:

    Obrigado pelo artigo Aprendi muita coisa que não sabia, justamente agora que estou preparando minha dissertação.

    Curtir

  16. Ednaldo Barbosa. disse:

    Em casos que já existam materiais publicados , com vasta bibliografia melhor seria mudar de area ou aprofundar a questão propondo outras saídas ?

    Curtir

  17. Efigenia Rocha Ribeiro disse:

    Fiz a pouco tempo minha monografia,minha area de atuação é a Historia, quero desenvolver meu projeto de pesquisa dando continuidade ao tema da minha monografia que foi: OCUPAÇÃO uRBANA EM FORTALEZA (1979 a 1999). Vou trabalhar com conceitos da Historia Social mas estou cheia de duvidas de como começar.

    Curtir

  18. Lyzia Menna Barreto Ferreira disse:

    Obrigada pelo artigo, foi muito esclarecedor.

    Curtir

  19. Magda disse:

    Obrigada pelo artigo e pelos vários comentários!

    Curtir

  20. Genivaldo G. Mendonça disse:

    Quero desenvolver um projeto de mestrado com o tema ” metais pesados” como voce pode me orientar? Obrigado.

    Curtir

  21. Uilian disse:

    Olá, sou pedagogo e estou tentando desenvolver um projeto de mestrado na área da educação escolar, estou precisando de um norte para realizar essa inicialização, amigos da área da educação como e por onde posso começar o meu campo de pesquisa?

    Curtir

    • Sissi disse:

      Uilian, são inúmeras vertentes dentro deste assunto: ensino de qualidade ou qualidade do ensino; aprovação; retenção; evasão; estímulo; acompanhamento; interesse; ambiente de trabalho; materiais…

      Curtir

  22. JOZELDA RAMOS SILVA SANTOS disse:

    Olá, estou querendo fazer um mestrado, embora não sei como começar, trabalho na área da educação, tenho o artigo da minha conclusão do curso de Pedagogia, então quero que me orientem em relação à como publicar meu artigo. Amei as orientações!
    Abraço!

    Curtir

  23. LANE disse:

    Bom dia. Sou estudante de Fisioterapia e faltam quatro semestres para a conclusão de minha graduação. Sou estudante de uma IES privada só que sou bolsista. Vou tentar “doutorado direto” para tanto decidi tentar fazer Iniciação Científica. Sendo assim posso conseguir uma bolsa pelo CNPQ? Alguém da área pode por favor me auxiliar com linhas de pesquisa que posso seguir. Obrigado.
    QUERENDO MUITO, MAS ME ENCONTRO PERDIDA!

    Curtir

  24. Gilliale disse:

    Gostei do artigo. Parabéns! Bom, atuo na área da Linguística e, no meu caso, fui eu quem redigi o projeto para a iniciação científica enquanto aluno de graduação e o projeto para mestrado nos processos de seleção para a pós. Devo admitir que estar familiarizado com a estruturação de projetos científicos acadêmicos auxilia na elaboração dos mesmos e uma linguagem clara e precisa, ainda mais na minha área, é primordial.

    Curtir

  25. Danilo Figueiroa disse:

    Muito Bom, me ajudou demais

    Curtir

  26. Anônimo disse:

    preciso de sugestão para desenvolver uma metodologia para um projeto de pesquisa ( de mestrado) que não vai envolver pesquisa de campo. Quero fazer uma revisão do material publicado existente sobre o tema, fazendo uma análise critica sobre o comportamento da humanidade na aplicação destes conhecimentos para evitar as catástrofes ambientais provocadas pelo uso indevido dos recursos naturais.

    Curtir

  27. MAURITA disse:

    QuERO DESENVOLVER PROJETO DE MESTRADO NA AREA DA EDUCAÇAO COM O TEMA -ESTIMULO- POR FAVOR ,PODE ME INDICAR BIBLIOGRAFIA E COMO INICIAR ESSA QUESTAO? MUUITO OBRIGADA . SEU ARTIGO E BASTANTE EXCLARECEDOR. PARABENS

    Curtir

  28. MAURITA disse:

    SEU ARTIGO ESCLARECE E INCENTIVA RUMO A GRANDE ARTE SER PESQUISADOR. OBRIGADA

    Curtir

  29. Francisca Medeiros disse:

    Olá! Obrigada pelo seu trabalho tão esclarecedor! Sou licenciada em letras inglês e estou antevendo o momento que perderei minha função de professora da rede estadual, pela redução, de 02 aulas, para 01 semanal! Quero desenvolver um trabalho de pesquisa,visando ao mestrado, voltado para essa questão: mostrar a impossibilidade de se trabalhar uma língua em 04 aulas mensal(quando não há imprevistos) e a incapacidade da realização de um trabalho excelente, tendo 27 turmas cada uma com aproximadamente 50 alunos!! Você ou alguém poderia me ajudar? Obrigada!

    Curtir

  30. Erika Mota disse:

    Olá! Artigo bem esclarecedor. Parebéns.

    Curtir

  31. Carol Lemos disse:

    Boa tarde pessoal,
    Redijo a quem puder me prestar auxílio. Pretendo
    prestar seleção para o mestrado de Política Social, propondo-me
    a desvendar o por quê da resistência dos moradores do RJ à instalação
    das Unidades de Polícias Pacificadoras – UPP’S. Já sei vagamente as categorias
    que terei que trabalhar, penso que essa modalidade de pesquisa só pode ser documental,
    mas tenho dificuldade em elencar os objetivos. Agradeço a quem puder me esclarecer com ideias,

    Curtir

  32. Moizés Alves disse:

    Estou pretendendo concorrer a vaga para o mestrado pela UFPa, um dos processos seletivos mais rigorosos do país. Minha intençao é abordar o tema sobre o Trabalho Escravo na região Sul do Pará propriamente a partir da cidade de Xinguara a grande porta de entrada para o recrutamento deste tipo de mão de obra escrava para as demais regiões do Brasil. Contudo, gostaria da atenção dos colegas para me informarem se ha uma fonte bibliografica rica que possa embasar minha tese e assim produzir a pesquisa. Grato a todos pela atenção.

    Curtir

  33. Amanda Paulla disse:

    Sou Mestre em Linguistica pela Universidade de Brasilia (UnB).Escrevi um post explicando o processo de elaboração de pré-projeto:
    http://criteriorevisao.com.br/como-fazer-pre-projeto-de-mestrado/

    Curtir

  34. Anônimo disse:

    Muito bons os debates. Gostei bastante, ajuda a sanar algumas dúvidas que nem havia considerado.

    Curtir

  35. Isabelle disse:

    Meus caros: O post é bom, tanto que vou recomendar a leitura aos estudantes de minhas turmas, mas alguns comentários são preocupantes. Mostram o quanto distanciados da “ciência prática”, ou da prática da ciência, estão os cursos de graduação. Não saber o que pesquisar, nem mesmo por onde começar, é sinal que se deve começar do começo (e esse “começo” não é, necessariamente, um mestrado…): ler, ler muito, imaginar-se replicando algumas pesquisas relatadas em artigos e até propor alterações, conhecer o referencial teórico do que você está estudando, identificar hipóteses de pesquisa e analisar os métodos de pesquisa empregados…. isso só para começar. Integrar-se a um grupo de pesquisa deve ser o primeiro passo, já que dificilmente se faz um trabalho sozinho, ainda mais partindo do nada (mesmo que seja uma honesta inclinação individual).
    Algumas ideias expostas aqui demostram como está pouco clara a tarefa de “delimitar o problema” e “definir o objetivo”. Esperar encontrar as respostas adequadas em uma sugestão casual de um internauta desconhecido é mais improvável do que ganhar um bilhete de loteria sorteado. Portanto, é preciso a consciência que a ciência está a alcance de todos, sim, mas com dedicação, estudo e seriedade. Portanto, o grande conselho geral é buscar bibliografia sobre o tema. Se você não achar, desconfie dos seus métodos de busca e mesmo do seu tema: talvez vocês esteja sendo excessivamente genérico e ambicioso ou, ao contrário, demasiadamente específico nas suas buscas. Mas procurar bons trabalhos na área de interesse é essencial – a falta deles não significa ineditismo, mas incompetência da revisão ou trabalho fora do foco de pesquisa…

    Curtido por 1 pessoa

    • Isabelle, o seu comentário é uma ótima contribuição para a discussão. Compartilho inclusive sua preocupação. Acho que seria fácil transformar o seu comentário em um post. Se você tiver interesse, podemos trabalhar nisso, pois acho o ponto importante.

      Curtir

  36. Sheila Frez da Silva disse:

    Olá,
    Pretendo participar do processo seletivo para um mestrado em Gestão Pública. Para tanto, preciso fazer um plano de estudos. A universidade pretendida não oferece um modelo para o plano. Alguém aqui teria um (padrão) que eu possa usar?
    Graduei-me há muito tempo e agora que estou retornando a engatinhar no mundo acadêmico. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito mesmo, já que dentro da universidade mesmo é difícil ter informações.
    Obrigada, pessoal.

    Curtir

  37. Bruno disse:

    O comentário da Isabelle é muito pertinente. Este ano farei prova para o mestrado e só tomei essa decisão por ter me deparado com um problema, na qual diversos bons profissionais demorarem para dar uma solução. Neste caso, houve grande perda financeira e de qualidade do produto. Sei que posso me aprofundar no assunto e evitar problemas para minha própria empresa ou para outras.
    Acredito que houve uma banalização da pós graduação, neste contexto o mestrado, pois antes de qualquer coisa precisamos ter convicção de que “idéia” vamos defender. Como disse a Isabelle: leia, leia e leia…….

    Curtir

  38. Ricardo peixe disse:

    Sem dúvida, bastante esclarecedor. Obrigado!

    Curtir

  39. Maria Rosa disse:

    Oi estou querendo fazer mestrado na área de ciências biológicas alguém pode me dar algumas dicas?

    Curtir

  40. Prici disse:

    Quanto a elementos textuais como verbos, em um projeto para pós-graduação em mestrado, um amigo mencionou que analisar e identificar não são adequados a esta estrutura. Quais os elementos textuais mais utilizados e adequados a essa estrutura!

    Curtir

  41. Edilsaio Paulo disse:

    Olá… Sou profissional em Sistemas de Informação e Pos-Graduado em Gestão de TI. Estou procurando fazer mestrado na área de TI onde eu posso melhorar a minha visão técnica, ou seja, saber por em prática uma determinada solução. Na verdade, não sei que tema de Mestrado irei me dedicar. Podem me ajudar??

    Curtir

  42. Lasuriano ednilson Menezes barbosa disse:

    A minha cabeça está esplodindo. estou com mil +1 temas para o meu projeto, agora não sei qual devo escolher. sou economista licenciado e Trabalho como contabilista de uma empresa.

    Curtir

  43. Héryca disse:

    Irei fazer a prova para o mestrado em Educação, Estado e Gestão Educacional, como devo inciar essa pesquisa?

    Curtir

    • Rosana Dias disse:

      Bom dia…eu sou pós graduada na área educacional e gostaria de fazer mestrado, mas estou com dificuldades de um tema para meu ´projeto de pesquisa…gostaria de sugestões.

      Curtir

  44. Basilio Domingos disse:

    De facto é interessante uma vez que ao meu ver projecto constotui a via mais organizada para se atigir o que se neceassita academicamente e nao só.

    Curtir

  45. Samuel Farias disse:

    Excelente Artigo, estou Mestrando, Mestrado Profissional em Engenharia de Processos Industriais, vou seguir todo roteiro sugerido, e levando em conto que o cronograma já estar implementado e sendo seguido, para atingir os objetivos e metas do projeto de curso.

    Obrigado!

    Curtir

  46. Fernanda disse:

    Pretendo fazer um Mestrado em Administração Pública. Poderia fazer meu pré-projeto voltado para o meio ambiente?

    Curtir

  47. Renato disse:

    Bom dia. Gostei das informações disponibilizadas aqui. Sou recém graduado em Adm e pretendo fazer um Mestrado em Gestão de Projetos, porém não possuo qualquer experiência na área e estou econtrando dificuldades em definir um tema para meu projeto de pesquisa, que é condicional para ingresso em qualquer instituição de ensino. Poderia de alguma maneira me orientar neste sentido?

    Curtir

  48. MARIA disse:

    Pretendo desenvolver um projeto de mestrado na área da educação cujo tema abordasse a inclusão, como os alunos portadores de necessidades especiais são recebidos e tratados na escola de ensino regular .Porém , até o momento não tenho nenhuma ideia de como iniciar.Eu gostaria de alguma sugestão.O que você sugere? Será que este tema é sugestivo?-Por favor, pode me indicar bibliografia e como iniciar essa questão? Muito obrigada.

    Curtir

  49. Ana Cristina disse:

    Sou fisioterapeuta, gostaria de fazer mestrado, no entanto para ingresso é necessário entregar o projeto para que seja analisado e se algum professor se interessa pelo assunto. Não tenho ideia de onde começar, me parece difícil ter algo em mente sem conversar com um possível orientador. Como clarear as minhas idéias? Por onde começar ?

    Curtir

  50. Jéssica disse:

    Olá. Sem iniciação científica, é possível conseguir uma bolsa pela FAPESP? Estou na dúvida se faço a proposta ou não.

    Curtir

    • Jéssica, converse com algum professor da sua área, provavelmente seu futuro orientador. Eles podem te dizer mais sobre as chances. Na minha época nota era bastante importante, mas hoje em dia não sei qual é a situação.

      Curtir

      • Talita disse:

        Boa noite, Eduardo. Já tenho em mente o que gostaria de pesquisar, e estou escrevendo o projeto. Você teria algum profissional de confiança para me indicar para corrigir o projeto? Minhas dúvidas são em relação à metodologia cientifica.
        Abs,
        Talita.

        Curtir

  51. Raquel Santos Maciel disse:

    Prezado Eduardo, boa tarde. Você utilizou como exemplo a estrutura do projeto da FAPESP, mas não comentou sobre o tópico “Plano de trabalho e cronograma de execução”. Estou escrevendo um projeto de pesquisa cuja estrutura é exatamente essa e gostaria, se possível, que você me desse uma luz sobre o que escrever nesse tópico. Estou confusa porque parecem ser dois tópicos em um. Agradeço antecipadamente.

    Curtir

  52. Doriene dos reis silva disse:

    estou triste também não sei como começar e gostaria de fazer mestrado em didática do ensino superior, e é muito difícil não sei nem como iniciar o projeto mais gosto do tema muito interessante.

    Curtir

  53. Elizabete disse:

    Olá, pessoal! O interessante nisto tudo é que eu neste exacto momento estou a elaborar um pré-projecto para o Mestrado em Educação para o Desenvolvimento e me deparei com este blogue… Só para falar-vos um pouco da minha experiência, levei quatro anos a elaborar o meu trabalho de Fim de Curso de Licenciatura (obs. 4 anos do curso+ 4 anos de elaboração do TCC), terminei e defendi-o no mês de Maio deste ano. Mas o que vos posso dizer é que valeu a pena porque hoje sentimo-me mais preparada para a prática científica. A minha sugestão para os que estão tendo dificuldade em elaborar um projecto para o mestrado é devem ler e rever a parte metodológica. Quanto ao Eduardo gostaria de felicita-lo pelo excelente post e que venham mais neste sentido.

    Curtir

  54. Fidell disse:

    Desejo fazer um projeto de mestrado sobre filosofias para criancas (ensino fundamental I). Preciso de ajuda?

    Curtir

  55. ANA PAULA disse:

    Olá !!! queria muito entra no mestrado, já tenho o tema mais não consigo desenvolver o projeto. preciso urgente de ajuda. Sou formada em direito e pretendo fazer mestrado em direito Constitucional. Se alguém puder me ajudar.

    Curtir

  56. WILLIAM disse:

    Estou iniciando meu mestrado (Disciplinas isoladas) e o artigo foi esclarecedor. Li alguns comentários e reconheço que o mestrado é uma ferramenta excelente para a educação nacional. Pena que não está acessível a 1/4 da população.

    Curtir

  57. Aldelite disse:

    Estou com dificuldade para fazer um projeto de pesquisa para mestrado em avaliação de politicas públicas. Gostaria de analisar a educação em um município.Alguém tem alguma dica ou um projeto já pronto para me embasar?

    Curtir

  58. ZEINE HELENA DE QUEIROZ disse:

    quero fazer um mestrado em geografia com um tema ligado ao ensino da geografia e a aprendizagem da Geografia nos anos finais do ensino fundamental. gostaria que deixassem algumas sugestões de bibliografias que devo estudar para fazer o meu projeto e poder especificar melhor meu tema. grata abraços. meu zeine helena

    Curtir

  59. Nilza disse:

    Estou em um processo seletivo para mestrado na Fio Cruz, estou estudando bastante para as provas de seleção, geralmente não tenho problemas com provas, meu problema é fazer o projeto, este artigo é ótimo e me ajudou muito, mas gostaria de saber se você pode me dar um direcionamento sobre a linha de pesquisa que pretendo participar cujo nome é: Processo saúde, doença e organização da atenção a populações indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade na Amazônia.
    Se puder me ajudar desde já agradeço.

    Curtir

  60. JARBAS CABRAL disse:

    Bom dia dia, sou contador e terminei recentemente um MBA em contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, e estou bastante interessado em fazer mestrado nesta área, notadamente na aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal pelos gestores públicos. Alguém sabe onde posso encontrar um orientador e se realmente para fazer o projeto nesta área é necessário possuir um?

    Curtir

  61. Anônimo disse:

    Gostei muito deste artigo pelos esclarecimentos apresentados. Estou prestes a ingressar no mestrado profissional (Profletras) e, como sou inexperiente em programas de pós-graduação, as orientações vieram a me encorajar.

    Curtir

  62. Aline disse:

    Ótimas dicas, iniciei meu projeto no mestrado recentemente, um artigo que tem me ajudado muito no desenvolvimento do projeto é esse: https://www.assessoriaescrita.com.br/dissertacao-de-mestrado/projeto-de-dissertacao-de-mestrado. Super indico

    Curtir

Dê também a sua contribuição ou sugestão.