ConFiMe: Um congresso organizado por estudantes

Equipe de estudantes da Unicamp que organizou o IV ConFiMe

Este ano participei do Congresso de Física Médica organizado pelos alunos de graduação da Unicamp. Fiquei impressionado com o profissionalismo dos estudantes e com a excelente organização do congresso. Convidei os alunos a escreverem um artigo sobre essa experiência, que provavelmente será interessante para outros estudantes da área de ciências:

Os alunos de graduação em Física com ênfase em Física Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) organizam um Congresso de Física Médica (ConFiMe) anualmente com o apoio dos docentes do Instituto de Física “Gleb Wataghin” e do Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp. Este ano foi realizada a quarta edição do evento de 01 a 03 de agosto. O ConFiMe possui o intuito de proporcionar um panorama da profissão tanto no meio acadêmico quanto fora dele. Além disso, possibilita o contato de alunos de outras universidades, pesquisadores e profissionais da área, divulgando, ainda, para um público mais amplo a importância da profissão.

O congresso é organizado pelos alunos do curso de Física Médica, ou seja, o conteúdo, cronograma, parcerias, patrocínios e visitas às instituições nas quais o Físico Médico esta inserido, foram propostos e concluídos pelos mesmos auxiliados pelos professores e diretoria do Instituto de Física.

Os desafios apresentados pelos organizadores consistiam principalmente na obtenção de patrocínio e recursos para a realização do evento, que foram obtidos junto a empresas do ramo ou através da própria universidade. Além disso, a escolha e contato com os possíveis palestrantes também se mostrou outro desafio. Para superá-los, os alunos se organizaram em grupos e fizeram divisões de tarefas começando a se preparar com grande antecedência, recorrendo aos docentes da Universidade que possuem larga experiência no ramo da Física Médica.

Tirando os obstáculos encontrados pelo caminho, as experiências e os contatos que os organizadores tiveram durante o preparo e realização do IV ConFiMe foi a maior recompensa recebida. Segundo a Comissão Organizadora, os congressistas, alunos de graduação, serão futuramente colegas de trabalho dos profissionais que apresentaram seus trabalhos ao longo do congresso e desta forma poderão colaborar em pesquisas e projetos dos palestrantes, sendo que estes poderão se tornar futuros orientadores facilitando o contato e o aceite do aluno, pois já houve um primeiro contato entre ambas as partes e uma primeira impressão já foi feita.

Além dos contatos profissionais, experiências na parte burocrática e orçamentária também foram adquiridas. Uma vez que este ano o congresso foi realizado com a chancela do Instituto de Física, todos os pedidos de recursos e gastos devem seguir alguns protocolos vinculados a órgãos da Universidade. Não obstante, a elaboração de projetos para obtenção de recursos também é bem visto contando que alguns alunos irão para o meio acadêmico. O mesmo é aplicado a pedidos de compras e reembolso de palestrantes.

Concluindo, as experiências vividas pelos alunos foram ótimas para seus respectivos crescimento pessoal e profissional. Segundo eles, manter uma rede de contatos com outros colegas de profissão e mestres com trocas de experiência é de extrema importância para se ter uma carreira de sucesso.

Thiago Junqueira e Felipe Cavalcante

Comissão Organizadora do IV ConFiMe

Considero esse tipo de experiência bastante importante para ampliar as oportunidades profissionais, principalmente devido à ótima impressão causada pelos alunos.

Se alguém tiver questões específicas sobre os desafios de organizar essa conferência, deixe um comentário abaixo para iniciar a discussão.

Anúncios

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Conferências e palestras e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ConFiMe: Um congresso organizado por estudantes

  1. pocirga02 disse:

    Organizar eventos em geral, participar de projetos de extensão, estágio em laboratórios poderiam contar como experiência profissional…

    Curtir

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s