Grandeza de interesse e estimativa das incertezas

O objetivo de uma medição, conforme discutido no ISO/IEC Guide 98-3, é determinar o valor do mensurando, o que requer uma definição apropriada do mensurando e do método e procedimento de medida. Além do mais, o resultado é apenas uma aproximação ou estimativa do valor do mensurando, o que implica que o resultado é completo apenas quando acompanhado da incerteza dessa estimativa.

Portanto, os autores devem prestar atenção se o mensurando está corretamente definido no manuscrito e se os métodos e procedimentos de medida e análise dos dados estão discutidos de forma precisa e sem ambiguidade.

Ao dizer “sinal de uma amostra”, os autores precisam especificar como esse sinal é definido, que pode ser uma curva em função de tempo, por exemplo. É preciso esclarecer então se o referido sinal é o valor máximo ou a área total do sinal medido, como isso foi estimado, as condições de medida, as características dos equipamentos, e qualquer correção aplicada sobre os valores obtidos (subtração do sinal de fundo, correção da sensibilidade do equipamento etc.).

Quanto às incertezas, é necessário especificar como elas foram estimadas e o que elas representam. Se a incerteza foi estimada apenas medindo diferentes amostras de um mesmo material, ela representa apenas a variação da amostragem e do equipamento de leitura. No entanto, se ela representa amostras de materiais sintetizados em diferentes situações, ela pode representar a variação relacionada ao método de síntese do material.

O ponto importante é que um resultado, i.e., um valor experimental com sua respectiva incerteza não tem sentido, se não houver uma explicação adequada de como os valores foram estimados e o que eles representam.

Leia também:

Contribuiu para este artigo: Emico Okuno

Anúncios

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Redação científica e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s