O que é “Assistantship”?

Estudantes fazendo pós-graduação (“graduate students”) nos EUA podem receber auxílio financeiro chamado de “Assistantship”.

Existem ao menos dois tipos de auxílio: “Teaching Assistantship” e “Research Assistantship”.

Teaching Assistanship. Os teaching assistantships têm como objetivo manter as atividades de ensino do departamento, saindo portanto de seu orçamento. Os estudantes que recebem teaching assistantship, chamados teaching assistants ou TA’s, ajudam a dar cursos de laboratório, resolver problemas em grupos, tirar dúvidas dos alunos e corrigir provas e listas de exercícios. Por um lado, o teaching assistantship dá oportunidade ao estudante de ganhar experiência didática. Por outro lado, as atividades didáticas demandam dedicação, o que reduz o tempo de pesquisa relacionada ao projeto de mestrado ou doutorado. O número de vagas de TA em um departamento varia conforme o orçamento de ensino do departamento, que é responsável pela alocação das posições.

Research Assistantships. Os research assistanships são financiados pelos projetos de pesquisa dos professores, saindo portanto do orçamento de pesquisa dos professores. Os estudantes que recebem research assistantship, chamados research assistants ou RA’s, ajudam nos projetos de pesquisa relacionados ao assistantship. As atividades estão, em geral, diretamente relacionadas ao projeto de mestrado ou doutorado do estudante. O número de posições de RA em um departamento varia conforme o orçamento de pesquisa de cada professor, que é responsável pela alocação das vagas de RA.

Os valores pagos aos TA’s e RA’s variam bastante conforme a universidade e o departamento. Só para ter uma idéia, em Oklahoma o valor é da ordem de US$ 1300-1600/mês (antes de descontar os impostos e taxas a serem pagas à universidade – discutiremos essas taxas em um artigo futuro). Os valores pagos aos TA’s são iguais dentro do departamento. Os valores pagos aos RA’s podem variar, conforme o orçamento dos respectivos projetos de pesquisa. Vale mencionar que ao longo de seu mestrado ou doutorado, não necessariamente o estudante será apenas TA ou RA. O tipo de assistantship recebida pode variar conforme o semestre, dependendo das disponibilidades de projetos e do departamento.

É difícil generalizar algo sobre a política de distribuição de TA’s e RA’s. No entanto, alguns departamentos (por exemplo, o departamento de Física da Oklahoma State University) garantem assistantship na forma de TA ou RA para todos os estudantes de pós. Nesse caso, o número de estudantes aceitos na pós-graduação depende do número de vagas de TA e RA disponíveis cada ano.

Contribuiu para este artigo: Patricia B. R. Gasparian.

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Carreira profissional e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O que é “Assistantship”?

  1. Rose Palmeira disse:

    Administração e Educação. Boas dicas!

    Curtir

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s