Food for thought: As frases mais ouvidas pelos Físicos!

Aqui vai uma lista das frases que eu escuto mais frequentemente:

  • “Física? Nossa, eu sempre odiei Física…” (Essa eu escutei até de um oficial da imigração nos EUA.)
  • “Você trabalha ou dá aula?” (Essa é ótima!)
  • “Ah, então você está de férias?” (Referindo-se ao período entre o fim de um semestre letivo e o próximo, no qual não temos que dar aula, mas ainda assim trabalhamos como loucos nos projetos de pesquisa, conferências, etc.)
  • “Física? Educação Física?” (Essa é do tempo da graduação.)
  • “Ah…” (Essa vem logo após a pessoa perguntar o que você faz e escutar a sua explicação. Em geral a conversa para por aí mesmo…)

Mas a situação mais inesperada foi quando minha avó, de 88 anos de idade, japonesa e que fala português ainda com dificuldade, me perguntou o que é Física. Minha reação foi virar para o resto da família e perguntar: “Como é que eu vou explicar isso?…”

Se você tem outros exemplos de frases que os Físicos estão sempre escutando, deixe um comentário!

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Informativo. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Food for thought: As frases mais ouvidas pelos Físicos!

  1. Patrícia disse:

    Sabe aqueles cadastros? Te perguntam nome, endereço, data de nascimento, …, aí sempre chega aquela parte…
    – “Profissão?”
    – “Física”
    – “Física…? Ah, você fez Fisioterapia.”
    (pausa no cadastramento, para explicação….. claro que sempre termina com “ah…”)

    Curtir

  2. José Francisco disse:

    Eu sei de uma muito boa. Às vezes, tentando fugir do termo “cientista”, eu já disse que sou pesquisador. Para quê? A pergunta seguinte foi: “Ah, que interessante. Você faz por telefone ou vai de porta em porta?” Talvez eu faça concurso da próxima vez que o IBGE abrir vagas, hehehe.

    Curtir

  3. Rafael disse:

    Existe a situação que nos perguntam qual é a nossa profissão, então respondemos que somos físicos. Obviamente vem o comentário: Mas o que você faz?

    A partir daí se você estiver com muito humor você resume………….caso contrário, diz que é uma longa história……..hehehehe

    Curtir

  4. Carina disse:

    A escrevente do Cartório de Registro Civil: – profissão?
    Eu: – Física
    Ela: – hum… acho que isso não tem na lista… não tem outra não?
    (Como se uma já não bastasse! )
    Ainda pensei em responder “professora”, mas mantive firme: – Tem sim, pode olhar lá que tem!
    Na volta, com o documento impresso, ela: – e não é que tinha mesmo?

    Curtir

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

