Guia para uma conduta responsável em pesquisa

“O empreendimento científico é construído sobre a fundação da confiança. A sociedade confia que os resultados da pesquisa científica são um reflexo honesto e acurado do trabalho do pesquisador. Da mesma forma, pesquisadores confiam que seus colegas coletaram os dados cuidadosamente, usaram técnicas analíticas e estatísticas apropriadas, relataram seus resultados acuradamente, e trataram o trabalho dos outros pesquisadores com respeito. Quando essa confiança é quebrada e as normas profissionais da ciência são violadas, os pesquisadores não apenas se sentem ofendidos pessoalmente – eles sentem que a base de sua profissão foi enfraquecida. Isso impactaria a relação entre ciência e sociedade.”

On Being A Scientist

O texto acima é do guia “On being a scientist: a guide to responsible conduct in research”, publicado pela National Academy of Sciences (NAS) e agora disponível gratuitamente em formato PDF.

Nesse guia, o comitê do NAS reconhece os desafios que a prática moderna da ciência, que muitas vezes se realiza de forma acelerada e envolve múltiplos investigatores e instituições, traz para o aprendizado das normas de conduta científica por partes dos estudantes e jovens pesquisadores. Nesse sentido, o guia pretende estimular a discussão de tópicos como a orientação de jovens pesquisadores, tratamento de dados, erros e negligência, má conduta, autoria, propriedade intelectual, etc., ressantando a importância da conduta científica própria como a base da profissão.

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Sugestões de leitura. Bookmark o link permanente.

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s