Quem deve ser incluído na lista de autores de um artigo científico?

Existem grandes diferenças e pouco consenso quanto ao número e ordem dos autores listados entre diferentes áreas, mesmo dentro de uma mesma disciplina. Em algumas áreas, a lista de autores chega a conter centenas de nomes em ordem alfabética. Chega-se até a adotar um “publication committee” responsável por gerenciar o processo. Portanto, é inevitável que todo pesquisador um dia faça parte de algum tipo de disputa sobre a lista e ordem dos autores com colegas ou colaboradores, diretamente ou indiretamente (por exemplo, como árbitro da disputa).

Para tentar responder a pergunta inicial (isto é, “Quem deve ser incluído?”), um bom ponto de partida é a política editorial adotada pelo American Institute of Physics (AIP) [1]:

  • A lista de autores deve limitar-se àqueles que contribuíram significativamente para o conceito, planejamento, execução ou interpretação do estudo. (Outros que contribuíram para o estudo devem receber agradecimentos, mas não devem ser identificados como autores).
  • Todos que contribuíram significativamente devem ter a oportunidade de ser listados como co-autores.
  • Todo autor que submeter um artigo para publicação deve assegurar-se da inclusão dos co-autores apropriados (e exclusão dos inapropriados) e de que todos os co-autores viram a versão final do artigo e concordam com a sua submissão.
  • Alguns co-autores são responsáveis em garantir que o artigo inteiro é acurado e verificável. Esses incluem co-autores responsáveis pela integridade dos dados críticos reportados no artigo, pelas análises, por escrever o manuscrito, apresentar as principais descobertas em conferências, ou servir como mentor para colegas menos experientes. Outros co-autores podem ter responsabilidade por contribuições específicas e limitadas.
  • Todo co-autor deve ter a oportunidade de rever o manuscrito antes da submissão para publicação. Todos os co-autores têm a obrigação de fazer a imediata retratação ou correção de erros nos artigos publicados. Um indivíduo incapaz ou que não se dispõe a aceitar responsabilidade apropriada pelo artigo não deve ser um co-autor.

Apesar dos pontos acima serem uma política editorial que podemos concordar, não é possível ignorar que existem situações em que a definição do que é “contribuir significativamente” torna-se problemática. Algums exemplos recorrentes são os seguintes:

O “dono do equipmento” deve ser incluído?

O pesquisador responsável pelo equipamento seguramente dedicou-se para conseguir financiamento para comprá-lo, montá-lo e mantê-lo. Isso deve ser reconhecido, mas com algumas restrições.

Na minha opinião o pesquisar responsável pelo equipamento deve ser incluído se:

  • Ele é responsável diretamente pela qualidade e confiabilidade dos dados
  • Ele aceita a responsabilidade sobre a representação dos dados no artigo (ou seja, ele fez a leitura da versão final do manuscrito e aprovou o manuscrito, ou deu sugestões)

No entanto ele não deve ser incluído se:

  • Os dados foram obtidos como serviço prestado (isto é, as análises foram pagas como qualquer outro serviço comercial)
  • Ele não aceita responsabilidade sobre o artigo (ou pelo menos sobre a parte relacionada às análises que realizou)

O líder do grupo deve ser incluído?

É prática comum sempre adicionar o nome do chefe do laboratório ou líder do grupo na lista de autoria. Em geral acredito que o líder do grupo facilita o trabalho do laboratório de forma significativa e é responsável pelo resultados experimentais, portanto satisfazendo os pontos levantados pelo AIP. Tenho dificuldade em imaginar uma situação em que o líder do grupo não participa de forma direta na preparação e treinamento dos estudantes, não está envolvido nas discussões dos trabalhos realizados dentro do grupo, não é responsável pelos resultados obtidos e não revê os manuscritos produzidos pelo grupo. Se isso ocorreu, a definição da lista de autores é o menor dos problemas que o grupo está a enfrentar.

Outras sugestões

Discuta a lista e ordem dos autores antecipadamente. Converse com colaboradores e participantes do grupo sobre os critérios a serem usados para definir a ordem dos autores. Em alguns casos, é possível definir antecipadamente quem será o autor principal dos artigos, dependendo da área de cada artigo (por exemplo, um pesquisador será o autor principal dos artigos com ênfase em algum aspecto experimental, enquanto o outro será o autor principal dos artigos com enfoque teórico).

Em casos de dúvida, dialogue. Se houver dúvida quanto à contribuição de um indivíduo para a pesquisa do artigo, converse diretamente com o indivíduo e pergunte se ele acredita que contribuiu para o artigo em questão e o motivo. A palavra final é do autor principal, mas esse tipo de conversa evita mal-entendidos que geram ressentimentos. A comunidade de pesquisadores que convivemos é pequena e o melhor a fazer é evitar esse tipo de desentendimento.

Envie um e-mail final aos co-autores. Antes de submeter o manuscrito, envie um e-mail para os co-autores requisitando que confirmem a aprovação da versão final do manuscrito e aceitam ser co-autores do artigo. Para evitar a demora, dê um prazo razoável e peça que o co-autor responda ao e-mail ou peça mais tempo para consideração dentro do prazo especificado, caso contrário será necessário removê-lo da lista de autores. 

Referências

  1. American Institute of Physics, “Statement of ethics and responsibilities of authors submitting to AIP journals,” Disponível em: http://www.aip.org/pubservs/ethics.html. Acessado em 17 de março de 2011.

Contribuíram para este artigo: Emico Okuno e Gabriel Sawakuchi.

About these ads

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Publicações e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Quem deve ser incluído na lista de autores de um artigo científico?

  1. Pingback: Qual deve ser a ordem dos autores de um artigo científico? | Ciência Prática

  2. Alejandro disse:

    Ótimos post! Estou lendo e aprendendo com todos eles. Obrigado pelo esforço e dedicação para disponibilizar este material.

    Gostar

  3. Parabéns pelo excelente site. Um outro problema grave que tenho verificado em várias instituições brasileiras é que, muitas vezes, o responsável pela análise estatística do paper é incluído como co-autor do paper e, geralmente, esse estatístico não tem nenhuma relação científica com o assunto em publicação. Por exemplo, o estatístico é agronônomo e é co-autor de um artigo de cirurgia veterinária….

    Gostar

  4. Dinaci disse:

    Parabens pela a iniciativa de colocar a disposição dos acadêmicos essas orientações sobre projetos tanto para o mestrado como para o doutorado.Acredito que foi dado uma grande contribuição.Gostei muito .Obrigada

    Gostar

  5. Pingback: NOTA IMPORTANTE: Nº de autores para artigos. | II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s