Preparando o manuscrito para uma revista

Um dos problemas mais frequentes que encontramos ao rever manuscritos para diferentes revistas científicas é a confusão geral sobre “o que vai onde”. Frases ou até mesmo parágrafos inteiros que deveriam estar na introdução são encontrados nas seções de metodologia ou resultados. Métodos são encontrados na introdução. E assim vai…

Infelizmente não conseguimos condensar em um único artigo nossas sugestões sobre o que escrever nas principais seções do artigo. Resolvemos deixar o assunto para futuro artigos específicos sobre cada parte do manuscrito.

No entanto, aqui vão sugestões gerais para melhorar o manuscrito:

Resista à tentação. O melhor é resistir à tentação de submeter o artigo imediatamente após concluída a suposta “última versão”. É bom deixar o artigo “na gaveta” por uma ou duas semanas (ou mais) antes de fazer uma última leitura e submissão. Isso ajuda a ter um distanciamento para reler o artigo com “olhos de revisor” e não com “olhos de autor”. Perdemos a conta de quantas vezes um manuscrito que consideramos suficientemente bom teve que ser reescrito após uma pausa de algumas semanas.

Busque a perfeição (ou quase). Na nossa experiência é sempre melhor submeter o manuscrito apenas quando estivermos pelo menos 95% satisfeitos com a linguagem e o conteúdo científico. 100% é impossível, mas chegar perto não só é factível, mas, no fim das contas, vantajoso. Problemas no manuscrito que pensamos não serem importantes serão inevitavelmente identificados pelos revisores. Só que os revisores vão ficando de mau humor à medida que lêem o manuscrito, por perceberem que não fizemos o melhor possível antes de submetê-lo. Quase sempre isso acarreta uma rodada extra de revisão que poderia ser evitada se tivéssemos feito um melhor trabalho antes de submeter o manuscrito.

Seja específico. Use sempre linguagem específica e evite generalidades. Por exemplo, ao invés de dizer “the data follows the expected linear behavior”, é melhor dizer “the data agree with the expected linear behavior within 1.4%, which corresponds to the maximum difference between the data points and the linear fit”, ou algo similar. Afirmações baseadas em dados quantitativos têm mais força e credibilidade do que comentários vagos.

Mais informações:

Um bom guia para a preparação de manuscritos em Física é o “AIP Style Manual” do American Institute of Physics:

http://www.aip.org/pubservs/style/4thed/toc.html

Outra sugestão é:

G. D. Gopen and J. A. Swan. The science of scientific writing. Am. Sci., 78, 550-558 (1990).

Contribuíram para este post: Emico Okuno e Stefanie Menusso.

Anúncios

Sobre Eduardo Yukihara

Pesquisador | Professor | Autor
Galeria | Esse post foi publicado em Redação científica e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Preparando o manuscrito para uma revista

  1. Gostei muito do seu blog, e acho que deva ser muito útil para acadêmicos iniciantes credos. Mas creio que você não quis atingir ou fugiu de tocar numa ferida aberta e cheirando mal que sempre aconteceu, mas após o evento do Indice H, piorou muito no nosso meio das publicações acadêmicas: o chamado pool de citações, ou verdadeiras máfias de referees que descaradamente nos forçam a citar trabalhos do seu grupo de pesquisa ou de um determinado grupo de colegas do qual faz parte. Uma verdadeira organização virulenta atuando nos bastidores da academia.
    Não discutiu também em outro câncer que permeia essa área das publicações científicas: a questão da ética na ciência, ou seja, o plágio! Acho que poderia aproveitar e inserir esse assunto no seu blog, assim o tornaria menos “bonitinho” e exerceria uma missão de utilidade pública.

    Curtir

  2. Pingback: Como escrever artigos científicos | spd fmusp

Dê também a sua contribuição ou sugestão.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s