Qual deve ser a ordem dos autores de um artigo científico?

A ordem dos autores de um artigo científico varia consideravelmente entre diferentes disciplinas ou mesmo entre áreas dentro de uma mesma disciplina. Em geral os autores são listados em ordem decrescente de importância, mas algumas áreas adotam ordem alfabética (por sobrenome).

Antes de discutir a ordem dos autores, devemos abordar a importância de seguir as convenções de cada área de pesquisa. Em que situações a ordem dos autores é levada em consideração? Quem está envolvido nessas situações?

A ordem de autores é usada para avaliar a contribuição do pesquisador para os artigos listados em seu currículo. Na prática isso pode ser importante para julgamentos em concursos públicos, aprovação de projetos de pesquisa, processos de promoção (i.e., avaliações dentro do departamento, instituto ou universidade), etc. Em muitos desses casos, a comissão julgadora é formada por pesquisadores que atuam na mesma área de pesquisa ou disciplina do candidato e, portanto, estão (ou deveriam estar) familiarizados com as convenções editoriais da área de pesquisa.

Nos processos de contratação e promoção dos quais participei, prestamos especial atenção às convenções da área de pesquisa. Se a convenção é listar os autores por ordem alfabética, sabemos que a ordem dos autores não indica a contribuição do pesquisador para o artigo. Nesses casos, o pesquisador pode indicar explicitamente no currículo qual foi a sua contribuição para os artigos listados. Se a convenção é listar os autores por ordem decrescente de importância, tentamos avaliar qual foi a contribuição do pesquisador para os diversos artigos listados no currículo. Portanto, publicar artigos com autores listados em ordem alfabética em uma área na qual a convenção é listar os autores por ordem de importância é prejudicial aos pesquisadores envolvidos.

A seguir discutimos com mais detalhes a convenção na qual se lista os autores em ordem decrescente de importância.

O primeiro autor é o mais importante, considerado o autor principal do artigo. O primeiro autor é, supostamente, quem deu a maior contribuição para a realização do trabalho e quem fez a maior parte da redação do manuscrito. Quando há três autores ou mais o artigo vai ser citado na literatura como, por exemplo, “Nascimento et al. (2007)”, o que obviamente dá maior visibilidade ao nome do primeiro autor.

A importância dos autores tende a diminuir com a posição na lista, no sentido de que o segundo autor deu uma contribuição igual ou menor do que o primeiro autor, o terceiro autor deu uma contribuição igual ou menor que o segundo autor, e assim por diante. No entanto, dada a dificuldade em definir com precisão a contribuição de cada pesquisador e a complicação que naturalmente existe em pesquisas multidisciplinares ou envolvendo múltiplas instituições, na maior parte das vezes a ordem dos autores secundários não é muito relevante.

Uma exceção à regra acima é a posição de último autor, que pode assumir uma importância maior do que os autores secundários. Líderes de grupo constumam ser listados como último autor, dando crédito primeiro aos estudantes, postdocs e outros pesquisadores que participaram do trabalho, mesmo quando o líder foi responsável pela idéia principal e pela redação da maior parte do manuscrito. Nesse caso o último autor é em geral indicado como “corresponding author”, o que significa que a submissão do trabalho e toda a correspondência com a revista científica é de sua responsabilidade.

O “corresponding author” é na prática o responsável final pelo artigo. Suas responsabilidades incluem, por exemplo, garantir que todos os autores foram apropriadamente listados e fizeram a revisão do manuscrito (veja o artigo “Quem deve ser incluído na lista de autores de um artigo científico?”).

Para evitar problemas:

  • Siga as convenções adotadas na área de pesquisa.
  • Converse antecipadamente com todos os participantes do artigo sobre os critérios a serem adotados para definir a ordem dos autores na publicação.
  • Indique no currículo, se necessário, qual a sua contribuição para os artigos da qual participou.

Leia também:

Outra sugestão de leitura:

R. A. Day and B. Gastel, How to write and publish a scientific paper. (Greenwood Press, Wesport, Connecticut, 2006).

Contribuiu para este artigo: Stefanie Menusso.

About these ads

Sobre Eduardo Yukihara

Eduardo G. Yukihara é Professor Associado na Oklahoma State University. É bacharel (1995) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (2001), tendo sido orientado pela Profa. Dra. Emico Okuno. Sua produção científica inclui mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais e co-autoria do livro “Optically Stimulated Luminescence: Fundamentals and Applications”. É membro do conselho editorial da revista Radiation Measurements e faz revisão de manuscritos regularmente para mais de 15 revistas científicas, incluindo Medical Physics, Radiation Measurements, Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Journal of Luminescence, Physics in Medicine and Biology e Physical Review B.
Galeria | Esse post foi publicado em Publicando. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Qual deve ser a ordem dos autores de um artigo científico?

  1. Rosângela disse:

    Bom dia! estou cursando direito e gostaria de saber aonde encontro informação de quantas pessoas podem ser incluídas em um artigo científico que será publicado em um livro, aonde encontro essas regras?

    • Rosângela, na área de Física não existe limite que eu saiba; existem apenas regras sobre quem deve ser incluído e quem não deve ser incluído (que discutimos em outro artigo do Ciência Prática). Lógico que em cada área as pessoas sabem quantas pessoas tipicamente estão envolvidas nos projetos e, portanto, um número muito grande de autores pode ser considerado não usual. No entanto, áreas como Física de Altas Energias tem artigos com centenas de autores, pois os projetos são muito grandes e envolvem colaborações enormes. Na minha opinião, inclua quem você acha que merece ser incluído. Se o seu julgamento está correto e o projeto não é fora do comum, o número final deve ser comparável com outros artigos da mesma área.

      (Veja também o artigo “Quem deve ser incluído na lista de autores de um artigo científico?”)

Contribua para a discussão com seus comentários ou sugestões (por favor, identifique a sua área de atuação). Evite perguntas específicas que podem ser melhor respondidas por um(a) orientador(a) ou colegas da área.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s