Quem deve ser incluído na lista de autores de um artigo científico?

Existem grandes diferenças e pouco consenso quanto ao número e ordem dos autores listados entre diferentes áreas, mesmo dentro de uma mesma disciplina. Em algumas áreas, a lista de autores chega a conter centenas de nomes em ordem alfabética. Chega-se até a adotar um “publication committee” responsável por gerenciar o processo. Portanto, é inevitável que todo pesquisador um dia faça parte de algum tipo de disputa sobre a lista e ordem dos autores com colegas ou colaboradores, diretamente ou indiretamente (por exemplo, como árbitro da disputa).

Para tentar responder a pergunta inicial (isto é, “Quem deve ser incluído?”), um bom ponto de partida é a política editorial adotada pelo American Institute of Physics (AIP) [1]:

  • A lista de autores deve limitar-se àqueles que contribuíram significativamente para o conceito, planejamento, execução ou interpretação do estudo. (Outros que contribuíram para o estudo devem receber agradecimentos, mas não devem ser identificados como autores).
  • Todos que contribuíram significativamente devem ter a oportunidade de ser listados como co-autores.
  • Todo autor que submeter um artigo para publicação deve assegurar-se da inclusão dos co-autores apropriados (e exclusão dos inapropriados) e de que todos os co-autores viram a versão final do artigo e concordam com a sua submissão.
  • Alguns co-autores são responsáveis em garantir que o artigo inteiro é acurado e verificável. Esses incluem co-autores responsáveis pela integridade dos dados críticos reportados no artigo, pelas análises, por escrever o manuscrito, apresentar as principais descobertas em conferências, ou servir como mentor para colegas menos experientes. Outros co-autores podem ter responsabilidade por contribuições específicas e limitadas.
  • Todo co-autor deve ter a oportunidade de rever o manuscrito antes da submissão para publicação. Todos os co-autores têm a obrigação de fazer a imediata retratação ou correção de erros nos artigos publicados. Um indivíduo incapaz ou que não se dispõe a aceitar responsabilidade apropriada pelo artigo não deve ser um co-autor.

Apesar dos pontos acima serem uma política editorial que podemos concordar, não é possível ignorar que existem situações em que a definição do que é “contribuir significativamente” torna-se problemática. Algums exemplos recorrentes são os seguintes:

O “dono do equipmento” deve ser incluído?

O pesquisador responsável pelo equipamento seguramente dedicou-se para conseguir financiamento para comprá-lo, montá-lo e mantê-lo. Isso deve ser reconhecido, mas com algumas restrições.

Na minha opinião o pesquisar responsável pelo equipamento deve ser incluído se:

  • Ele é responsável diretamente pela qualidade e confiabilidade dos dados
  • Ele aceita a responsabilidade sobre a representação dos dados no artigo (ou seja, ele fez a leitura da versão final do manuscrito e aprovou o manuscrito, ou deu sugestões)

No entanto ele não deve ser incluído se:

  • Os dados foram obtidos como serviço prestado (isto é, as análises foram pagas como qualquer outro serviço comercial)
  • Ele não aceita responsabilidade sobre o artigo (ou pelo menos sobre a parte relacionada às análises que realizou)

O líder do grupo deve ser incluído?

É prática comum sempre adicionar o nome do chefe do laboratório ou líder do grupo na lista de autoria. Em geral acredito que o líder do grupo facilita o trabalho do laboratório de forma significativa e é responsável pelo resultados experimentais, portanto satisfazendo os pontos levantados pelo AIP. Tenho dificuldade em imaginar uma situação em que o líder do grupo não participa de forma direta na preparação e treinamento dos estudantes, não está envolvido nas discussões dos trabalhos realizados dentro do grupo, não é responsável pelos resultados obtidos e não revê os manuscritos produzidos pelo grupo. Se isso ocorreu, a definição da lista de autores é o menor dos problemas que o grupo está a enfrentar.

Outras sugestões

Discuta a lista e ordem dos autores antecipadamente. Converse com colaboradores e participantes do grupo sobre os critérios a serem usados para definir a ordem dos autores. Em alguns casos, é possível definir antecipadamente quem será o autor principal dos artigos, dependendo da área de cada artigo (por exemplo, um pesquisador será o autor principal dos artigos com ênfase em algum aspecto experimental, enquanto o outro será o autor principal dos artigos com enfoque teórico).

Em casos de dúvida, dialogue. Se houver dúvida quanto à contribuição de um indivíduo para a pesquisa do artigo, converse diretamente com o indivíduo e pergunte se ele acredita que contribuiu para o artigo em questão e o motivo. A palavra final é do autor principal, mas esse tipo de conversa evita mal-entendidos que geram ressentimentos. A comunidade de pesquisadores que convivemos é pequena e o melhor a fazer é evitar esse tipo de desentendimento.

Envie um e-mail final aos co-autores. Antes de submeter o manuscrito, envie um e-mail para os co-autores requisitando que confirmem a aprovação da versão final do manuscrito e aceitam ser co-autores do artigo. Para evitar a demora, dê um prazo razoável e peça que o co-autor responda ao e-mail ou peça mais tempo para consideração dentro do prazo especificado, caso contrário será necessário removê-lo da lista de autores. 

Referências

  1. American Institute of Physics, “Statement of ethics and responsibilities of authors submitting to AIP journals,” Disponível em: http://www.aip.org/pubservs/ethics.html. Acessado em 17 de março de 2011.

Contribuíram para este artigo: Emico Okuno e Gabriel Sawakuchi.

About these ads

Sobre Eduardo Yukihara

Eduardo G. Yukihara é Professor Associado na Oklahoma State University. É bacharel (1995) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (2001), tendo sido orientado pela Profa. Dra. Emico Okuno. Sua produção científica inclui mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais e co-autoria do livro “Optically Stimulated Luminescence: Fundamentals and Applications”. É membro do conselho editorial da revista Radiation Measurements e faz revisão de manuscritos regularmente para mais de 15 revistas científicas, incluindo Medical Physics, Radiation Measurements, Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Journal of Luminescence, Physics in Medicine and Biology e Physical Review B.
Galeria | Esse post foi publicado em Ética científica, Publicando. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Quem deve ser incluído na lista de autores de um artigo científico?

  1. Pingback: Qual deve ser a ordem dos autores de um artigo científico? | Ciência Prática

  2. Alejandro disse:

    Ótimos post! Estou lendo e aprendendo com todos eles. Obrigado pelo esforço e dedicação para disponibilizar este material.

  3. Parabéns pelo excelente site. Um outro problema grave que tenho verificado em várias instituições brasileiras é que, muitas vezes, o responsável pela análise estatística do paper é incluído como co-autor do paper e, geralmente, esse estatístico não tem nenhuma relação científica com o assunto em publicação. Por exemplo, o estatístico é agronônomo e é co-autor de um artigo de cirurgia veterinária….

  4. Dinaci disse:

    Parabens pela a iniciativa de colocar a disposição dos acadêmicos essas orientações sobre projetos tanto para o mestrado como para o doutorado.Acredito que foi dado uma grande contribuição.Gostei muito .Obrigada

  5. Pingback: NOTA IMPORTANTE: Nº de autores para artigos. | II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas

Contribua para a discussão com seus comentários ou sugestões (por favor, identifique a sua área de atuação). Evite perguntas específicas que podem ser melhor respondidas por um(a) orientador(a) ou colegas da área.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s