Dicas para “limpar” o manuscrito

Existem situações que nos forçam a reduzir significativamente o tamanho de um texto a um número de páginas especificado, por exemplo escrever um projeto de pesquisa ou um artigo para uma conferência. Nessas situações a solução é considerar a importância e a necessidade de cada palavra no manuscrito, removendo aquelas que não são necessárias, chamadas “deadwood” (galhos secos, na tradução literal).

É surpreendente o quanto um texto pode ser reduzido e melhorado ao remover o “deadwood”, principalmente no início. Esse tipo de cuidado é aos poucos incorporado ao processo de redação não apenas dos projetos de pesquisa, mas também dos artigos científicos, tornando-os mais sucintos, claros e diretos.

Quais são as palavras mais utilizadas desnecessariamente? Essas palavras são em geral termos vagos, ambíguos, tempo futuro e voz passiva [1]. Na tabela abaixo damos alguns exemplos [1, 2]. Esses exemplos ilustram a importância de considerar cuidadosamente a necessidade de cada palavra ou expressão ao rever o manuscrito. Compare as frases com e sem o “deadwood”. Os exemplos sem “deadwood” tem em média 25% menos palavras que os com “deadwood”, além de serem mais claros e diretos.

Retorne a este artigo quando necessário. Aos poucos adicionaremos outros exemplos de palavras ou expressões usadas desnecessariamente nos textos científicos.

Expressão ou tipo de “deadwood Exemplo com “deadwood” Exemplo sem “deadwood”
In order to… “The samples were irradiated in order to determine the response…” “The samples were irradiated to determine the response…”
of” para indicar o possessivo “The setup of the equipment consists of…” The equipment setup consists of…
It is clear that…” “It is clear from Figura 2 that the response is linear.” “Figura 2 shows that the response is linear.”
It has been shown… It has been shown that… (Gomez et al., 2004). Gomez et al. (2004) showed that…
Very”, “various”, “extreme” The uncertainty values show that the measurements were very reproducible.” “The uncertainty values show that the measurements were reproducible.”
Verbo “escondido” (no caso os verbos “to conclude” e “to agree”) (1) “Based on the data, we reached the conclusion that…”

(2) “The data are in agreement with theoretical predictions…

(1) “Based on the data, we concluded that…”

(2) “The data agree with theoretical  predictions…”

Case In many cases, the measurement uncertainties were…” “Many of the measurement uncertainties were…”
Voz passiva “The dose response is shown in Figure 2.” “Figure 2 shows the dose response”.
Adjetivos desnecessários Based on our previous experience, these results…” Based on our experience, these results…”

Referências:

  1. D. O. Graham and J. H. Graham, The writing system. Preview Press (2002).
  2. W. Strunk Jr., E. B. White, e Maira Kalman. The Elements of Style. The Penguin Press: New York (2005).

Contribuiu para este artigo: Emico Okuno

About these ads

Sobre Eduardo Yukihara

Eduardo G. Yukihara é Professor Associado na Oklahoma State University. É bacharel (1995) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (2001), tendo sido orientado pela Profa. Dra. Emico Okuno. Sua produção científica inclui mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais e co-autoria do livro “Optically Stimulated Luminescence: Fundamentals and Applications”. É membro do conselho editorial da revista Radiation Measurements e faz revisão de manuscritos regularmente para mais de 15 revistas científicas, incluindo Medical Physics, Radiation Measurements, Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Journal of Luminescence, Physics in Medicine and Biology e Physical Review B.
Galeria | Esse post foi publicado em Publicando. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Dicas para “limpar” o manuscrito

  1. Clarice Spoladore disse:

    Prático e muito útil para atendermos as orientações de publicação das revistas, que determinam o número de palavras nas seções.

Contribua para a discussão com seus comentários ou sugestões (por favor, identifique a sua área de atuação). Evite perguntas específicas que podem ser melhor respondidas por um(a) orientador(a) ou colegas da área.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s